TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA

Os planos da Providência são insondáveis. As suas mensagens podem chegar-nos pelos os meios mais inverossímeis. É o que aconteceu com a origem do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR). A Providência Divina aproveitou-se da iniciativa de um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento de Schoenstatt. Isto acontecia mensalmente, junto do Santuário-lar da Casa da Mãe Rainha, na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Maceió em Alagoas.

​Esta devoção durou pouco não conseguindo congregar muitos participantes. No entanto a iniciativa não se perdeu, graças à fé e ao olhar perspicaz de uma pernambucana, mãe de um sacerdote e missionária da Campanha da Mãe Peregrina. Ela aproveitou este exemplo e convenceu o seu pároco a fazer uma experiência semelhante.

Sob a orientação do P. Américo Vasconcelos, salesiano e desta senhora, Oneida Araújo da Silva, que germinou em 1997 a primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial, no Município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Este começo deu-se na capela de Nossa Senhora do Livramento, transformada em Santuário Paroquial de Schoenstatt. O grupo começou com 15 homens.

Mas, um passo importante veio mais tarde, quando um Padre de Schoenstatt, José Pontes, conheceu a experiência desta paróquia, em Jaboatão, onde um grupo de homens reunia-se para rezar o terço. Achou a iniciativa audaz e resolveu experimentá-la no Santuário da “Nova Evangelização”, na diocese de Olinda e Recife. Foi aí que o Terço começa a ter seu grande desenvolvimento, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do carisma do seu Movimento. Vários anos se passaram para que ele ganhasse raízes e se organizasse devidamente. Em Maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos Horizontes.

No Santuário da Nova Evangelização, o Terço foi iniciado como grupo de oração  por esse motivo ficou conhecido – durante anos – como Grupo de Oração Terço dos Homens, com a sigla (GOTH´S). 

​Como surge o nome THMR Em Março de 2007, alguns dos responsáveis do Terço dos Homens fomos convidados a participar de um Simpósio sobre Mariologia, em Belém do Pará, em preparação à V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida do Norte. Para esse evento tão importante para a igreja, tivemos a oportunidade de apresentar o Terço dos Homens, para todos os participantes, como instrumento eficaz para a nova evangelização. Aproveitando a presença de alguns Padres de Schoenstatt, especialistas em Mariologia e religiosidade popular, reservamos um tempo de refletir juntos sobre o Terço dos Homens. Fruto dessa reflexão, sentimos a falta de um titulo para o Terço dos Homens que o vinculasse com a sua origem: o Movimento Apostólico de Schoenstatt e ao seu carisma. Sem dúvida alguma a expressão “Mãe Rainha”, sugerida pela unanimidade dos participantes, seria a identificação do Terço dos Homens com o Movimento de Schoenstatt, com a sua origem e expansão. Então, sem perder a originalidade fundante, “rebatizam-no” com o nome de “Terço dos Homens Mãe Rainha”. A partir desse momento deixa de ser chamado de grupo de oração e o nome oficial, registrado em cartório, passa ser: Terço dos Homens Mãe Rainha, com a sigla: THMR. A partir dessa data a sigla GOTH´S foi substituída por THMR Terço dos Homens Mãe Rainha.

 

O pároco de uma paróquia em Goiás trouxe o terço dos Homens para sua paróquia após suas férias – em Fortaleza – na sua paróquia de origem, este pároco teve uma experiência vital com o Terço dos Homens. Interessado nesse apostolado – “sui generis” – juntou o material que havia nesse momento e partiu para fundar o Terço dos Homens na sua paróquia. Mas, ele não sabia que o terço da sua paróquia de Fortaleza “era da Mãe Rainha”.

Desta ou outra forma surgiram muitos Terços dos Homens. Todos eles têm sua razão de existir, pois neste mundo tão secularizado eles promovem a devoção mariana e a evangelização da família: ótimo!

Os Padres de Schoenstatt, assessores, preocupam-se com a assistência espiritual do Terço dos Homens Mãe Rainha – THMR. Cuidam assim do seu crescimento, do cultivo da espiritualidade da Mãe e Rainha (Espiritualidade de Schoenstatt), da sua estrutura, material, da formação, dos Encontros Diocesanos, Regionais, Estaduais e Nacionais etc. Diante da CNBB sentem-se responsáveis por todos os Terços dos Homens que cultivam a espiritualidade de Schoenstatt.

Essa iniciativa conquistou multidões, irradiando suas graças de uma maneira inédita, enchendo, de homens, as suas igrejas e capelas, atingindo um numero incontável de membros, que semanalmente se juntam para rezar terço e aprender a viver os mistérios do Rosário na vida de todos os dias.

O THMR – TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA em nossa Paróquia Senhor Bom Jesus se reúne todas as segundas-feiras as 20hs na Capela Sant’Anna e São Joaquim na EQNO 04/06. Esperamos por você!