Batismo além de ser o primeiro sacramento é também o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e Participantes de sua missão.

O Batismo é exatamente este primeiro sacramento que nos faz “membros do Corpo de Cristo” (Coríntios 12, 27) e participantes de Seus méritos. Assim, ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença! Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve logo ser batizada.

O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é fazer com que os pais e padrinhos, tenham o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que se assume com Deus e a igreja. Que não é só batizar, é preciso viver esse batismo, pais, padrinhos, filhos e afilhados devem dar continuidade ao sacramento que receberam. Os pais e padrinhos devem ajudar o novo batizado a trilhar pelo caminho cristão.

Condições necessárias para escolha os padrinhos

Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

                1             Seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

                2             Tenha completado dezesseis anos de idade;

                3             Seja católico, confirmado (crismado), já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;

                4             Se casado, que tenha recebido o sacramento na Igreja Católica;

                5             Não seja pai ou mãe do batizando.

 

Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?

O Padrinho e a Madrinha têm a responsabilidade:

                1             Orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé, isto é, se os pais são indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão.

                2             Amparar o afilhado em caso de doença grave ou de necessidade materiais de seus pais.

 

Agenda:

Curso de Batismo obrigatório para pais e padrinhos: no Último sábado de cada mês às 19:00 hs.

É necessário inscrever-se na secretaria paroquial com antecedência.

Batizados: Primeiro domingo de cada mês após a Santa Missa das 8hs.